A AAP

A Associação Académica Pinhalnovense foi fundada em 10/06/1956 por um grupo de jovens pinhalnovenses, boa parte deles estudantes, em Setúbal e Barreiro. Nasceu como Clube de Bairro (Ilha Brava), fundamentalmente vocacionada para a prática do Futebol. Era uma organização do tipo informal e assim se manteria até 1965.

O primeiro contacto escrito parece ser com a Associação Académica de Coimbra, em 12/12/1956, a solicitar uma oferta de equipamentos desportivos. A resposta é de 06/01/1957, informando que “é inteiramente impossível satisfazer o pedido…”

Até 1965 mantém-se uma actividade informal, assente sobretudo no futebol, havendo registo de cerca de oitenta (80) jogos, por todo o distrito de Setúbal e Lisboa, numa época em que, em Pinhal Novo, existiam quatro (4) clubes ditos “populares” (Académica, Juventude, Real e Botafogo) que chegaram a realizar torneios entre si. Também a prática do Ténis de Mesa, Futebol de Salão e Andebol, tudo a nível informal, com colectividades congéneres. 

Para além da sua equipa de Futebol sénior, em 10/06/1962, estreia-se a sua equipa de “Juniores” e, em 02/08/1964 a de “Principiantes”.

Em 1965 participa nos II Jogos Juvenis do Barreiro, nas modalidades de Andebol, Futebol de 5 e Tiro. 

Em 31/05/1965, solicita autorização para a sua constituição legal, mas só consegue fazer aprovar a designação de “Clube Académico de Pinhal Novo”. A aprovação dos respectivos estatutos, foi publicada no Diário do Governo, nº 277-III Série de 25/11/1965.

A sede situa-se, então, na actual Avenida da Liberdade, nº 49, mas o Clube nunca deixa de ser referenciado pela “ACADÉMICA”.

Por essa altura, tenta a sua inscrição na Associação de Futebol de Setúbal que não chega a concretizar-se. A falta de instalações desportivas para a prática do Futebol e a retoma da actividade oficial do Clube Desportivo Pinhalnovense – época 1964/1965 – podem ter estado na base do abrandamento da actividade da Académica.

                                                                                  cont…

Na década de setenta continua a sua actividade futebolística informal e, em 1972 e 1973 participa nos Jogos Juvenis de Setúbal, em dois escalões etários, nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futebol de 5, Natação e Xadrez.

Nos anos oitenta mantém-se alguma prática regular ao nível dos torneios locais de futebol de salão para jovens. 

Bem pode dizer-se que uma espécie de cultura academista que conseguiu manter-se até aos nossos dias, talvez se fique a dever à quase ininterrupta comemoração do aniversário, a 10 de Junho de cada ano, data que se tem afirmado como “o dia dos clubes populares pinhalnovenses “.

               Em 1996, do quadro dos grandes festejos evocativos dos seus 40 anos, assinale-se a exposição “ACADÉMICA – 40 Anos!” e a grande Serenata Académica. 

A vontade de recuperar oficialmente a designação – ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA PINHALNOVENSE – motivaria um longo processo de afirmação academista que culminou com a publicação da inerente alteração estatutária no Diário da República – III Série, nº 225 de 29/09/1997.

Em 2007, com um novo projeto desportivo, que aposta essencialmente no desenvolvimento e crescimento das modalidades existentes e na criação de novas secções/modalidades, a Associação Académica Pinhalnovense dá um salto quantitativo no número de praticantes e qualitativo nos resultados desportivos.

               Entre 2008 e 2012, vários atletas da Associação Académica Pinhalnovense chegam aos lugares mais altos dos pódios em diversas competições Populares, Regionais e Nacionais.

Em 2010, a Câmara Municipal de Palmela atribui à Associação Académica Pinhalnovense, a Medalha de Mérito Desportivo “GRAU OURO”.

Em 2012, a Associação Académica Pinhalnovense é representada na seleção portuguesa de Atletismo, por um atleta que compete na Taça da Europa de Lançamentos e nos Jogos Ibero Americanos.

Actualmente encontram-se em actividade as secções de Atletismo e Karaté estando o Clube federado nestas modalidades, participando nas suas provas oficiais, bem como, em outros eventos de carácter particular.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com